quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os 60 Anos da Teledramaturgia Brasileira:

Nesses 60 anos da teledramaturgia brasileira, nada melhor do que apresentar as diferenças de alguns autores de novelas globais que nos encantam com as criações de suas novelas:

Aguinaldo Silva: sempre coloca em suas novelas famílias pobres que vivem em um subúrbio do RJ, que usam meios de transporte como vans, ônibus, entre outros, ele tenta mostrar a dura vida das pessoas pobres. Gosta de colocar em suas novelas também personagens cômicos com suas famílias sempre reunidas. Ex: Duas Caras, Senhora do Destino, Fina Estampa.
Gilberto Braga: predomina em suas novelas a ação, aventura em ritmos acelerados e uma morte secreta na história para que no final descubram o quem matou? Ex: Celebridade, Paraíso Tropical, Insensato Coração.
Sílvio de Abreu: gosta de mostrar o convívio de famílias, ás vezes até humoradas e gostar de manter o suspense em morte de seus personagens, lembra casos policiais. Gosta de mostrar países diferentes em suas novelas, nem que seja em alguns capítulos. Ex: Torre de Babel, Belíssima, Passione.
Glória Perez: gosta de mostrar em suas produções, culturas e costumes distintos de outros países em contraponto com os costumes brasileiros. Suas novelas geralmente são polêmicas, luxuosas e culturais. Ex: Barriga de Aluguel, O Clone, Caminho das índias.
Manoel Carlos: a família é sempre fundamental em suas novelas. Gosta de colocar as empregadas domésticas dentro de um convívio familiar, mostra a convivência de pessoas em um mesmo edifício, conversas com o porteiro de um prédio, um zelador, um segurança são característico em suas novelas que se aproxima muito da realidade. As famílias geralmente são de classe média e alta. Temas polêmicas também fazem parte de suas novelas. A sua personagem principal é Helena, que geralmente são mulheres fortes, corajosas, humanas, carinhosas e sempre dão a volta por cima. Ex: Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas.
João Emanuel Carneiro: predomina o suspense e um caso policial. Geralmente são novelas com aspectos fortes, mas que prende os telespectadores. Suas novelas geralmente são contemporâneas. Ex: Cobras e Lagartos, A Favorita.
Miguel Falabella: novelas com personagens de humor ferino e sarcástico, leves e geralmente jovens. Suas novelas parecem filmes de Comédia Romance. Ex: Salsa e Merengue, Negócio da China e Aquele Beijo.
Benedito Ruy Barbosa: novelas de sertão nordestino, fazendas. Suas filhas Edmara e Edilene mantiveram isso em suas novelas. Gosta de mostrar diferenças entre ricos fazendeiros e pobres fazendeiros, diferenças de classes. Suas novelas geralmente têm cenários riquíssimos e bem elaborados. Ex: Cabocla, Renascer, Terra Nostra, Esperança, Sinhá Moça, Paraíso.
Walcyr Carrasco: personagens leves, de humor e romances prevalecem em suas novelas. Suas novelas geralmente são luxuosas com riquíssimos personagens. Novelas de época também são o seu forte.  Ex: A Padroeira, Alma Gêmea, Sete Pecados, Caras e Bocas.
Elizabeth Jhin: temas de espiritismo e magia predominam em suas novelas. Seus personagens são leves, mais bem característicos. Gosta de fazer o público sonhar, fantasiar. Ex: Eterna Magia, Escrito nas Estrelas.
Duca Rachid e Thelma Guedes: são parceiras em novelas, gostam de retratar a ambição, solidariedade, valores humanos e interesses sociais. Suas novelas geralmente são simples, contemporâneas. As diferentes classes sociais envolvem os personagens centrais da trama. Ex: Cama de Gato, Cordel Encantado.
Ivani Ribeiro: temas de premonição, espiritismo e vida após a morte são características em suas novelas. Ex: A Viagem, O Profeta.



    



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário